Fale Conosco pelo WhatsApp

A prática teatral não existe apenas para aquelas pessoas desenvoltas e desinibidas. Mesmo quem não aspira à profissão de ator, o teatro tem o poder de promover o autoconhecimento. As pessoas trazem à tona, de uma maneira bastante sutil questões profundas que auxiliam no seu autoconhecimento, possibilitando uma melhor percepção do mundo. Ser aplaudido e conseguir cumprir, com êxito, uma apresentação cênica provocam a sensação de bem-estar que se reflete na autoestima da pessoa. Além disso, quando alguém consegue expor suas ideias para transformá-las em comunicação artística, ela consequentemente se torna mais segura de si, o que pode lhe dar algo de que se orgulhar.


O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas do ser humano. Representar faz parte da essência das pessoas. As crianças passam a infância toda representando em seus jogos de faz de conta.


Os benefícios para a formação de crianças e jovens são tantos que as aulas de teatro já foram reconhecidas como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico.


Nas aulas de teatro, é possível fazer amigos com interesses em comum, sendo que, muitas vezes, as amizades construídas no teatro duram a vida inteira. Apesar de que, para a maioria das pessoas, estar diante de um palco pode ser angustiante, há uma confiança dentro da caixa preta que fortalece esta relação.


Até os mais tímidos podem desenvolver sua autoestima aprendendo a comandar o espetáculo nos bastidores. Além de fortalecer a autoconfiança, as aulas de teatro possibilitam maior capacidade de se relacionar com as pessoas, maior consciência corporal, raciocínio e criatividade.


Encenar uma peça também exige comprometimento e dedicação. Afinal, são vários dias e horas de ensaio, sendo que o seu atraso ou ausência, prejudica o coletivo. O universo teatral ainda expande o repertório cultural e ajuda a desenvolver memória e disciplina.


A consciência e a vivência de que teatro é grupo, faz com que as pessoas entendam que todas as relações na vida são assim: um não vive sem o outro. Com base nisso, fazer teatro é benéfico para todos, pois além das questões psicológicas, ele ainda propicia uma melhora da postura, da conscientização corporal, da voz e da dicção.


Agora que já conhece os benefícios mais importantes de fazer Teatro, inscreva-se no Teatro ASA em aulas com o seu parceiro, filhos, amigos ou mesmo sozinha(o) para conhecer novas pessoas. Lembre-se que é benéfica para todas as idades. Saia, Interprete, Dance e Cante! Vai divertir-se enquanto o seu corpo e mente se põem em forma.


Teatro ASA (ACADEMIA SETE ARTES)- “Aqui você aprende a voar!”

COREOGRAFIA

Dançar é uma excelente maneira de se manter em forma e é adequada para todas as idades. Além de ser divertido, sabia que tem inúmeros benefícios para a saúde? Sabia que dançar é uma forma fantástica de praticar exercício e de nos sentirmos bem? Ainda que seja uma atividade que geralmente associamos a momentos de diversão, quando dançamos não só exercitamos o nosso corpo, como também a nossa mente.

Independentemente do tipo de dança que seja (salsa, tango, dança do ventre, flamenco, danças de salão, funk…) todos os estilos de dança são atividades físicas saudáveis. E também é pouco relevante o nível de destreza, idade, tipo de corpo ou o número que veste para que praticá-la.


A dança tem um impacto muito positivo sobre a nossa saúde e sobre o nosso estado de ânimo, sobretudo se a praticamos regularmente. Destacamos alguns dos mais importantes benefícios físicos e psicológicos:


1. Fortalece o seu sistema muscular: melhora a postura e diminui as dores de costas, uma vez que também melhora a flexibilidade. Dependendo do tipo de dança que praticar, irá fortalecer diferentes tipos de músculos e articulações;


2. Dançar regularmente diminui a probabilidade de desenvolver osteoporose: a dança também fortalece os ossos e melhora a postura. Muitos estilos de dança requerem movimentos que fortalecem ossos como a tíbia, o perónio e o fémur. A sua prática regular diminui a perda de massa óssea, prevenindo desta forma a osteoporose e a artrite;


3. Beneficia a saúde do coração: à semelhança do que ocorre com outros exercícios aeróbicos, a dança, quando praticada regularmente, pode ajudar a diminuir o ritmo cardíaco, a pressão arterial e o nível de colesterol no sangue;


4. Ajuda a manter um peso saudável: em meia hora de dança pode queimar entre 200 e 400 calorias. Cada vez que pratica uma coreografia de dança dá centenas de passos. Sem dúvida: praticar esta rotina saudável é uma das maneiras mais divertidas de manter o corpo em forma;


5. Mantém o cérebro em boas condições de saúde: a dança também ajuda a manter o seu cérebro em forma. Ao aprender novas coreografias de dança, melhora a sua memória e capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo;


6. Aumenta a sua autoestima e autoconfiança: a dança dá-lhe oportunidade de se expressar. Permite-lhe estar em contato com o seu corpo e alma. Ajuda-a a sentir-se mais confortável com a sua forma física. Reduz o stress e afasta a depressão;


7. Ajuda a socializar: dançar é geralmente uma atividade que se pratica a pares ou em grupo.


Agora que já conhece os benefícios mais importantes da dança e da coreografia, inscreva-se no Teatro ASA em aulas com o seu parceiro, filhos, amigos ou mesmo sozinha(o) para conhecer novas pessoas. Lembre-se que é benéfica para todas as idades. Saia, Interprete, Cante e Dance! Vai divertir-se enquanto o seu corpo e mente se põem em forma.


Teatro ASA (ACADEMIA SETE ARTES)- “Aqui você aprende a voar!”

CORAL

“Quem canta, seus males espantam”. Assim já dizia o sábio ditado popular. Cantar com frequência auxilia, decididamente, na qualidade de vida de qualquer ser humano. A música e seus aspecto lúdico tem a capacidade de trazer leveza para as dificuldades que temos de enfrentar, bem como acesso a um reservatório interno de força necessária para supera-los.


Inúmeros são os benefícios do canto para a nossa saúde física e psíquica. Já está mais do que provado cientificamente que o ato de cantar provoca reações muito positivas no cérebro: diminui o estresse, melhora a coordenação motora, fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de depressão e ansiedade e, até, ajuda a preservar a pressão expiratória em pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) – como pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), que analisou 43 pessoas portadoras das doenças.


Descrito em matéria no Jornal do Brasil: “...através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abando do uso do fumo, álcool e drogas. Agentes, que prejudicam os pulmões e os reflexos auditivos e visuais.


Outros benefícios também comprovados pela prática do canto são: desenvolvimento da proatividade, auto confiança, liderança, desenvolvimento cognitivo e motor.


Agora que já conhece os benefícios mais importantes de Cantar, inscreva-se no Teatro ASA em aulas com o seu parceiro, filhos, amigos ou mesmo sozinha(o) para conhecer novas pessoas. Lembre-se que é benéfica para todas as idades. Saia, Interprete, Dance e Cante! Vai divertir-se enquanto o seu corpo e mente se põem em forma.


Teatro ASA (ACADEMIA SETE ARTES)- “Aqui você aprende a voar!”